Tenha Tráfego Orgânico em seu site.

Como Fiz Meu Tráfego Orgânico Crescer Quando Ele Estava Caindo

O que é Tráfego Orgânico ?

Tráfego Orgânico é aquele que o usuário visita o seu site naturalmente: a partir de uma pesquisa feita por ele mesmo ou até indicação de um colega nos buscadores de navegação.

jan 19 traffic

Você consegue entender o gráfico acima , a principio temos um site recebendo um trafego alto , ok.

Mesmo tendo conhecimentos em marketing meus tráfegos aumentam e caem também , são desafios que me da a oportunidade de crescer

Assim como você, eu enfrento desafios.

Eu tenho altos e baixo, eu também posso ser penalizado e eu tenho que lutar continuamente com atualizações de algoritmo.

Quando você está fazendo SEO, nada vai ser perfeito e nem sempre vai seguir o caminho que você quer.

Meu crescimento geral de tráfego 

Vamos dar uma olhada no meu tráfego geral do Google. Este é o meu tráfego de pesquisa orgânica em janeiro de 2018.

jan seo 2018

Eu tive 743.744 visitantes durante esse mês. 550.607 desses visitantes eram únicos.

Agora, se avançarmos para janeiro de 2019, o meu tráfego de pesquisa orgânica aumentou para 2.035.321 visitantes. Desses visitantes, 1.495.372 eram únicos.

jan 2019 seo traffic

Esse é um aumento de 173{b2061a67b378421eb66505f7333e72f5f5552cae00bc1eed767b99a047776bc2} em tráfego de pesquisa em apenas 12 meses.

Agora você deve pensar que foi fácil para mim alcançar esses resultados porque eu sou um bom profissional de marketing. Mas assim como você, é uma luta constante manter e aumentar o meu tráfego.

E muitas vezes, ele cai.

Meu declínio no tráfego de pesquisa

Sim, você viu o meu tráfego de pesquisa de janeiro a janeiro, mas vamos ver os declínios também.

Este é o meu tráfego de pesquisa em outubro de 2018.

oct seo

Como você pode ver, eu tive 1.941.994 visitantes do Google, dentre os quais 1.417.994 eram únicos.

Agora, quando avançamos para novembro, o meu tráfego caiu para 1.799.837 visitantes, dentre os quais 1.347.775 eram únicos.

nov seo

Esse é um declínio de 7.3{b2061a67b378421eb66505f7333e72f5f5552cae00bc1eed767b99a047776bc2} no tráfego de pesquisa.

É claro, novembro teve um dia a menos que outubro e houve um feriado nos Estados Unidos… mas o meu tráfego é global e o NeilPatel.com está atualmente em 10 idiomas diferentes.

Em outras palavras, há feriados em todos os lugares do mundo em todos os meses. Além disso, os Estados Unidos representam apenas 23{b2061a67b378421eb66505f7333e72f5f5552cae00bc1eed767b99a047776bc2} do meu tráfego total.

E, é claro, em dezembro ficou muito pior, mas eu esperava por isso, pois acontece todo ano.

dec seo

Como você pode ver pelo gráfico, as últimas semanas são bem devagar, mas isso é por causa do Natal e Ano Novo.

Então, como você sabe quando o seu tráfego está caindo?

Se você não olha, deveria começar a olhar o seu Google Analytics diariamente.

O relatório que eu analiso para garantir que tudo está dando certo é uma comparação de semana a semana.

A razão pela qual você quer analisar uma comparação semana a semana é que o seu tráfego vai flutuar todo dia. Por exemplo, as terças-feiras são geralmente meus dias mais altos e os sábados geralmente são meus dias mais baixos.

A última coisa que você quer fazer é comparar um sábado com uma segunda-feira.

week over week

Como você pode ver no início de novembro, o meu tráfego de pesquisa começou a cair. Na primeira semana, eu vi um declínio de 4{b2061a67b378421eb66505f7333e72f5f5552cae00bc1eed767b99a047776bc2}.

E na terça-feira eu vi uma queda de 6,94{b2061a67b378421eb66505f7333e72f5f5552cae00bc1eed767b99a047776bc2} no tráfego de pesquisa.

6.94 seo

Nas semanas seguintes, o tráfego não voltou a subir. Foi assim que eu percebi que algo estava errado.

Agora, quando você perceber que o tráfego está caindo, não entre em pânico. A primeira coisa que você deve fazer é ir até este site.

Ele dirá se há um feriado em algum lugar do mundo que possa estar impactando negativamente o seu tráfego.

A segunda coisa que você deve fazer é verificar o Search Engine Roundtable, pois eles tendem a cobrir mais atualizações de algoritmo do que qualquer outro lugar. Eles até explicam o que as pessoas estão experimentando e possíveis soluções.

Supondo que o seu tráfego caiu e não voltou a subir dentro de uma ou duas semanas, você precisa começar a fazer mudanças.

Quanto mais você esperar, mais difícil será recuperar seu tráfego de pesquisa em queda.

Como você aumenta o seu tráfego de pesquisa quando o Google continua a reduzir seus rankings?

9 de 10 vezes quando o seu tráfego cai, é por algo relacionado ao seu conteúdo. Seja o conteúdo em uma página ou em todo o site, geralmente está relacionado ao conteúdo.

No momento em que você perceber quedas, você precisa fazer login no Google Search Console e ver se há alguma mensagem.

É provável que não tenha nenhuma mensagem. 🙁

A próxima coisa que eu quero que você faça é clicar em “Desempenho”.

Você deve ver uma tela parecida com esta:

goolge search console

Agora clique no botão de data acima do gráfico. Deve dizer “Data: Últimos 3 meses.”

Em seguida, clique em comparar…

date

Insira as datas que você deseja comparar na data inicial e final. Certifique-se de selecionar um período de 7 dias para ter uma visão completa.

Agora você deve ver um relatório que se parece com algo assim…

comparison

Eu quero que você desmarque “Impressões.”

Depois, eu quero que você clique em “Páginas” e classifique por “Diferença” (a seta deve estar apontando para cima).

pages

Isso vai mostrar todas as páginas que caíram em tráfego. Estas são as páginas que perderam os rankings mais significativos e, em última análise, a sua queda no tráfego.

Em seguida,clique em um URL. Você deve começar de cima para baixo (você vai precisar repetir esse processo para cada URL com uma queda grande).

Depois, clique em consultas e novamente classifique por Diferença.

keywords

Agora, antes de fazer qualquer coisa, volte para cima e clique em “Posição” no gráfico. Isso vai ajustar a sua tabela e mostrar se os seus rankings caíram para qualquer um desses termos.

position

Supondo que tenha caído, quero que você faça uma pesquisa no Google para esse termo e veja todos os sites que estão entre os 10 melhores e compare o seu conteúdo com aqueles que estão com ranking na primeira página.

Eu sei que existem empresas que oferecem soluções de software que mostram todas as palavras-chave usadas por seus concorrentes em suas páginas e informam o que você está perdendo. Eu gastei mais de $60.000 fazendo isso em 2017 e isso não ajudou a aumentar (ou até recuperar!) nenhum dos meus rankings.

Em vez disso, eu quero que você ignore todos os softwares de SEO por aí e se coloque no lugar do usuário.

O que você realmente acha das páginas dos seus concorrentes? O conteúdo deles é melhor do que o seu? O design deles é mais otimizado para o usuário? O site deles carrega tão rápido que cria uma experiência melhor para você?

Quando você se coloca no lugar do usuário, isso te dá uma ideia do que você precisa consertar.

Eu sei que estou simplificando demais, mas realmente se resume a fazer o que é melhor para o usuário. Na maioria dos casos, isso pode ser adicionar imagens melhores ou melhorar seu conteúdo porque ele não está atualizado.

Não se trata de keyword stuffing ou de ter mais palavras-chave do que qualquer outra pessoa. Eu ranqueio mais alto do que meu antigo blog, Quick Sprout, para os mesmos termos, com conteúdo que contém menos palavras.

Basta olhar para o termo SEO. Eu estou na página 1 do Google para ele:

rankings

Agora, vamos ver o meu guia de SEO. Ele contém 10.244 palavras.

O guia de SEO do Quick Sprout tem 9 capítulos e é um pouco tímido, com 30.000 palavras.

Você consegue adivinhar qual o rank do guia do Quick Sprout?

No meio da página 2.

O ponto é, sobre qualidade.

É por isso que a maioria dos sites perde seus rankings. Porque outros sites têm conteúdos melhores para os usuários. Não importa que não tenha tantos backlinks ou que a contagem de palavras seja menor. No final, o Google se concentra nas métricas de usuários.

Coisas como backlinks podem ajudar a aumentar seus rankings temporariamente, mas se as métricas de usuário mostrarem que as pessoas odeiam o seu conteúdo quando você estiver no topo, os seus rankings vão cair.

Veja Também :

Não pode ser esse o caso, o meu conteúdo é melhor e os meus rankings continuam a cair

Você talvez veja os passos acima e acredite que o seu conteúdo é melhor mas os seus rankings continuam caindo. Você talvez até converse com usuários e eles concordam e dão o mesmo feedback. Então, o que está acontecendo?

É provável que os seus rankings caíram por causa da idade.

Você se lembra de como o meu tráfego caiu de outubro para novembro? Bom, em novembro, eu contratei algumas pessoas para ajudar a atualizar meu conteúdo antigo.

Muitos não estavam desatualizados e, através de pesquisas, descobrimos que as pessoas estavam felizes com eles. Porém, não estava conseguindo ranquear.

Eu tinha mais backlinks do que meus concorrentes e ainda mais consultas de marca.

Então, eu embarquei em uma jornada onde algumas pessoas atualizaram meus conteúdos mais antigos. Às vezes, elas apenas ajustaram algumas frases e, às vezes, reescreveram parágrafos ou seções inteiras.

Essa única coisa aumentou meu tráfego de busca para 2.199.658 visitantes nos últimos 31 dias:

last 31 days

Com mais de um bilhão de blogs na internet, o Google realmente tem a escolha de decidir quem ranquear. Há muito conteúdo para ranquear na web, então, ao escolher entre dois sites que são quase idênticos nas métricas de SEO, eles vão escolher o site novo em vez de um que não é atualizado há anos.

Conclusão

Não importa quão bom você seja em SEO, você vai ver quedas no tráfego. A chave para ver um crescimento consistente ano após ano é focar no processo que descrevi acima.

Eu sei que as pessoas ainda falam sobre backlinks e SEO on-page. Mas isso é algo que todo mundo já faz e você também deveria.

Para realmente se destacar na multidão, você precisa se colocar no lugador do usuário e criar a melhor experiência para eles.

E algo simples como atualizar seu conteúdo antigo geralmente resolve o problema e aumenta o seu tráfego. 😉

Então, com que frequência você atualiza o seu conteúdo antigo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *