VPS ou Dedicado: Qual é o melhor para o seu site?

À medida que seu site cresce, você pode começar a perceber que o seu plano de hospedagem já não atende às suas necessidades. Um plano desatualizado pode causar vários problemas, especialmente quando se trata de segurança, por isso é importante encontrar uma alternativa adequada.

O Virtual Private Server (VPS) hosting e hosting dedicado geralmente são considerados ‘step-ups’ da hospedagem compartilhada, pois oferecem recursos maiores e recursos expandidos. No entanto, embora ambas sejam opções viáveis, você precisará avaliar cuidadosamente seus prós e contras para encontrar a opção certa para o seu site.

Neste post, discutiremos esses dois tipos de hospedagem e compararemos alguns dos recursos que definem. Em seguida, ofereceremos conselhos sobre como escolher o plano mais adequado às suas necessidades. Vamos lá!

Por que pode ser hora de atualizar seu plano de hospedagem?

É justo dizer que a maioria dos proprietários de sites começa com planos de hospedagem compartilhada . Com esse tipo de plano, vários sites são hospedados no mesmo servidor. Embora isso geralmente não seja um problema para sites menores, você pode se deparar com alguns problemas à medida que seu site começa a se expandir. 

Isso ocorre porque compartilhar um servidor também significa compartilhar recursos. Se um site estiver usando muita largura de banda disponível do servidor, os outros sites no servidor terão menos recursos para trabalhar. Essa falta de espaço pode resultar em velocidades mais lentas e até comprometer a segurança.

Felizmente, deve ser bastante óbvio quando o seu plano de hospedagem atual não atende mais às suas necessidades. Para começar, você provavelmente experimentará velocidades de carregamento lentas ou tempo de inatividade prolongado – especialmente durante períodos de tráfego intenso. Você também pode achar que precisa de um nível maior de recursos para manter as coisas funcionando sem problemas.

Se isso soa muito familiar, uma atualização pode estar em ordem . Embora existam inúmeras alternativas por aí, a progressão natural para a maioria dos sites é uma mudança para um plano de hospedagem dedicado ou VPS. Vamos falar mais sobre como ambos funcionam.

Uma visão geral do VPS Hosting

Vamos começar com hospedagem do Virtual Private Server (VPS) . Esse tipo de plano ainda envolve a hospedagem de vários sites no mesmo servidor físico. No entanto, você não precisa compartilhar nenhum recurso, pois seu site é virtualmente particionado de todos os outros.

Em outras palavras, você basicamente terá seu próprio servidor virtual. Isso significa que você não será afetado por muitos dos problemas que a hospedagem compartilhada pode causar. Um servidor VPSvem com seu próprio espaço em disco, sistema operacional, CPU, RAM e largura de banda. Isso lhe dá um controle muito maior sobre o ambiente de hospedagem.

Além disso, dependendo do seu provedor de hospedagem, os planos VPS costumam ter um preço bastante razoável quando você considera a grande variedade de recursos adicionais oferecidos. O preço também varia dependendo se você deseja um plano gerenciado ou não . O primeiro tira várias tarefas importantes do seu prato, enquanto o segundo tem um preço muito mais baixo.

As diferenças entre VPS e Hospedagem Dedicada

Hospedagem dedicada é muitas vezes considerada o oposto da hospedagem compartilhada. Em vez de compartilhar recursos com outros usuários, você tem um servidor físico totalmente reservado para o seu site. Este servidor pode então ser configurado para atender aos seus requisitos exclusivos.

Um servidor completamente privado também significa que você tem uma grande quantidade de recursos extras para trabalhar. Lidar com altos níveis de tráfego do site não deve mais ser um problema, e a segurança é menos preocupante (já que você está trabalhando com um sistema fechado).

O acesso total ao seu servidor também significa que você tem um controle mais completo sobre a maneira como ele opera e pode fazer alterações personalizadas. Isso faz dele uma excelente opção para desenvolvedores da Web ou para aqueles com quem você gostaria de trabalhar.

O espaço adicional do servidor é a diferença mais importante entre o VPS e a hospedagem dedicada. Como mencionamos anteriormente, a hospedagem VPS oferece um servidor virtual só para você, mas o servidor físico ainda é compartilhado. Com hospedagem dedicada, seus recursos são inteiramente seus, evitando qualquer necessidade de comprometimento.

No entanto, um servidor dedicado é geralmente mais caro do que qualquer outro tipo de plano de hospedagem (especialmente se gerenciado). Embora o aumento do custo possa ser justificado, é importante certificar-se de que é um investimento que vale a pena antes de mergulhar.

Como decidir qual plano combina com você

O crescimento do site é algo a ser comemorado. Afinal, isso significa que você deve estar fazendo algo certo! No entanto, você precisará manter o padrão de serviço que primeiro atraiu os visitantes do seu site, independentemente de seu tamanho.

Um plano de hospedagem incompatível pode levar a vários problemas em todo o site – de velocidades de carregamento lentas a níveis maiores de tempo de inatividade. Decidir qual plano você usará pode ser complicado, por isso ajuda a definir cada opção e compará-las diretamente.

Com isso em mente, vamos examinar rapidamente alguns dos principais benefícios de usar um plano de hospedagem VPS:

  • Maior acesso a recursos disponíveis e um servidor virtual
  • Seu próprio espaço em disco, sistema operacional, CPU, RAM e largura de banda
  • A capacidade de fazer alterações mais complexas no seu site
  • Segurança potencialmente melhorada – devido a um espaço mais privado

Esses recursos tornam o VPS uma opção sólida para sites que estão apenas começando a crescer. Esse tipo de plano lhe dará tudo o que seu site precisa para lidar com níveis moderados a altos de tráfego. No entanto, ele vem com um preço um pouco mais íngreme do que a hospedagem compartilhada. Portanto, você precisará considerar se sua empresa será capaz de arcar com o custo adicional.

Quanto à hospedagem dedicada, seus principais pontos de venda incluem:

  • Acesso total a todos os recursos disponíveis
  • Um servidor totalmente reservado para o seu site
  • Altos níveis de segurança – ideal para sites que processam pagamentos
  • Controle total sobre o funcionamento do seu site

Isso torna a hospedagem dedicada uma opção ideal para sites bem estabelecidos que recebem níveis muito altos de tráfego todos os dias. Claro, hospedagem dedicada é também uma das opções mais caras por aí. Antes de se inscrever, você precisará garantir que realmente precisa dos recursos que um plano dedicado fornecerá. Gastos excessivos nessa área podem levar a um investimento insuficiente em outras áreas importantes.

O plano mais avançado nem sempre é a melhor opção – sua decisão deve ser baseada nas necessidades de seu site individual. Para sites em expansão que trazem renda estável, a hospedagem dedicada pode ser um investimento que vale a pena.

Conclusão

Seu plano de hospedagem será a base do seu site. Embora seja uma opção sólida para muitos sites iniciantes, é provável que você acabe superando a hospedagem compartilhada . Quando essa hora chegar, é importante ter uma opção de atualização pronta.

Suas duas principais opções para um plano mais robusto são o VPS e a hospedagem dedicada. Simplificando, os planos de hospedagem VPS são mais adequados para sites de médio porte que estão começando a experimentar um crescimento significativo. Por outro lado, hospedagem dedicadaé uma opção forte para empresas bem estabelecidas que exigem muitos recursos, além de altos níveis de segurança.

Você tem alguma dúvida sobre VPS ou hospedagem dedicada? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *